Lojas de Vinho em Porto Alegre: Vinhos do Mundo

O local escolhido para inaugurar esta série de posts sobre as lojas de vinho em Porto Alegre foi a Vinhos do Mundo, um estabelecimento já bem conhecido na capital dos gaúchos.

A Vinhos do Mundo é, sem sombra de dúvida, um dos nomes de referência para quem busca uma loja especializada em Porto Alegre. Com 20 anos de existência, a rede conta com três endereços na cidade e exerce um papel de referência no comércio de vinhos da cidade – não apenas pela venda direta ao consumidor, mas também por elaborar cartas de vinho para diversos restaurantes.

Vinhos do Mundo

A grande variedade é um dos diferenciais da loja

Cheguei sem aviso prévio às 17h de sábado na loja da rua Cristóvão Colombo, com a intenção de combinar uma visita para outro dia. Fui muito bem recebido e a ideia de conversar sobre a casa tomou corpo mais rápido do que o esperado.

A gerente e sommelière Mariane Pradella me levou para um tour das diferentes seções da loja. O espaço é muito agradável e convidativo, embora seja fácil se perder no meio da variedade de rótulos.

Ao todo, a Vinhos do Mundo conta com uma variedade de cerca de 1.500 garrafas, quase todas oferecidas com exclusividade. A opção pela importação direta é outra das características do lugar, que construiu parcerias ao longo dos anos para garantir a qualidade e diversidade dos produtos.

Loja VdM 2

Atendimento profissional e dedicado

O resultado é uma oferta abrangente. Para os grandes países produtores e as regiões viníferas mais conhecidas do mundo, há quase sempre um expoente nas prateleiras da VdM. Chile e Argentina, vizinhos nossos na América do Sul, são representados com mais peso e um leque variado de alternativas.

O velho mundo tem bastante espaço, com muitos rótulos portugueses, espanhóis, italianos. Para aumentar as opções da França, a loja negocia em adição às garrafas de importação exclusiva uma variedade de vinhos “Grand Cru Classé”. Esta é a denominação dada para vinhos superiores de algumas regiões da França, particularmente Bordeaux.

O novo mundo também está presente, com garrafas sul-africanas, australianas e norte-americanas. Entre os vinhos estadunidenses, fica uma dica da sommelière: o Stag’s Leap. Este vinho levou a melhor no famoso “Julgamento de Paris”, quando uma degustação às cegas a elegeu em detrimento dos vinhos franceses que entraram na competição.

Um detalhe: no sábado, a loja contava ainda com uma degustação de três vinhos: um espumante, um branco e um tinto (segue foto do último).

Vdm 3

Chateau Bellevue – 2007

Para quem não conhece a loja: é uma ótima pedida para descobrir vinhos diferentes. Para quem ainda não se aventurou pela produção de muitos países, o lugar é um belo ponto de partida.

Para quem já conhece a loja: bem, nesse caso não precisam da minha ajuda para ver por que voltar…

Pontos fortes: ótima oferta de vinhos internacionais; três endereços diferentes para escolher o mais próximo; espaço organizado e agradável; atendimento de qualidade.

3 comentários sobre “Lojas de Vinho em Porto Alegre: Vinhos do Mundo

  1. Pingback: Vinho em agenda: 23 a 29 de maio | Movido a Vinho

  2. Pingback: Lojas de Vinho em Porto Alegre: de volta ao rumo | Movido a Vinho

  3. Pingback: Vinho em Agenda: 14 a 20 de julho | Movido a Vinho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s