Um ano de blog: quo vadis?

O Movido a Vinho completa um ano essa semana. Preparamos algumas postagens para comemorar esse aniversário – compartilhando com os leitores nossas reflexões sobre o ano que passou e nossas ideias para o ano que inicia. Querem saber o que 2016 nos reserva?

Parreiras ao entardecer - mesmo sem o frio, o inverno despe de verde as videiras (fot: Gabriela Di Bella)

Parreiras ao entardecer – termina um ano e começa outro no Movido a Vinho (foto: Gabriela Di Bella)

No texto de hoje, vamos discutir a evolução do site ao longo de 2015 e os rumos do Movido a Vinho neste novo ano.

Para iniciar essa reflexão, cabe um balanço rápido sobre o que nosso primeiro ano de atividade nos ensinou.

Recepção

É muito difícil medir o desempenho de um site que não tem fins lucrativos. No caso do Movido a Vinho, acredito que o número de acessos seja a melhor marca. As postagens têm uma média de 120 acessos (mais de 500 nos textos sobre vinícolas e até 350 para as publicações sobre lojas). Cabe destacar que este é o número real de acessos para leitura, descontadas as visualizações pelo facebook ou instagram, assim como as entradas repetidas pelo mesmo visitante. Os textos menos acessados, responsáveis por baixar bastante a média geral, foram as postagens semanais da seção “agenda”, que acabamos reformulando (ainda assim, cerca de 20 pessoas acessavam toda semana).

Algo interessante é que o Movido a Vinho não fez nem faz nenhum tipo de campanha para ganhar acessos – seja via google ads, mailing ou propagandas no facebook. Também não tivemos espaço em nenhum veículo de mídia (a não ser um link camarada no Coisas Boas da Vida). A divulgação é autônoma e espontânea, feita pelas pessoas que gostaram do texto, compartilharam ou recomendaram para os amigos. O site ainda tem muito a melhorar, mas isso nos faz acreditar que estamos no caminho certo.

Ângulos escondidos na Cave: garrafas de espumante esperam pelo dégorge. (foto: Gabriela Di Bella)

Caminho certo: garrafas de espumante alinhadas, a caminho do mercado. (foto: Gabriela Di Bella)

A ideia de divulgar o trabalho do Movido a Vinho por outras vias não desagrada, mas ficamos orgulhosos em saber que neste primeiro ano de atividade todo o nosso crescimento se deu por reconhecimento e propaganda boca a boca. Se você leu nossos textos e gostou: OBRIGADO! É o melhor sinal de que fizemos um trabalho bem feito.

Linha editorial

As máximas que o Movido a Vinho se propôs a seguir desde o início continuam de pé (leia aqui). Acredito que elas tenham contribuído para a qualidade do material produzido e para a recepção dos textos. Apesar disso, algumas reformulações pequenas devem ocorrer (e as próximas postagens provavelmente vão tratar disso).

Por um lado, o formato dos textos será revisto. O estilo da escrita vai continuar o mesmo, mas queremos ser mais dinâmicos e valorizar o conteúdo das postagens. Manteremos o que funciona, trocando o que não está dando tão certo: textos mais curtos, ênfase em assuntos de interesse e links externos para temas de referência. Queremos incluir descrições dos vinhos que experimentarmos, o que será certamente útil para os leitores. Com sorte, tudo isso garantirá também maior frequência nas publicações.

Vinhas gaúchas

Paisagem no Vale dos Vinhedos, em uma de nossas visitas deste ano (foto: Álvaro Lima)

Por outro lado, as editorias serão reformuladas. Como? Ainda não sei! Certamente vamos manter os Caminhos do Vinho, porém devemos mexer na seção Vinho em Agenda. Já a editoria Enotícias pode ser desdobrada, renomeada, reinventada – pois é aquela que mais se afastou da proposta inicial. Pode ser que editorias novas sejam criadas, o que vai depender de uma análise dos textos mais acessados deste ano. Se quiser opinar, é só deixar um comentário!

Álvaro Lima é jornalista de vinhos e está muito contente em comemorar um ano de blog. Ele ainda não está usando emojis, mas convida os leitores a mentalizar o bolo nesta celebração de aniversário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s