Um ano de blog: Vinho em agenda

 

Primeira foto que compartilhamos referente a um evento que fomos: beberete na Garage Vinhos.

Primeira foto que compartilhamos referente a um evento que fomos: beberete na Garage Vinhos.

O Movido a Vinho completa um ano essa semana. Preparamos algumas postagens para comemorar esse aniversário – compartilhando com os leitores nossas reflexões sobre o ano que passou e nossas ideias para o ano que inicia. Querem saber o que 2016 nos reserva?

No texto de hoje, vamos falar sobre a seção Vinho em Agenda.

Um dos projetos que abraçamos em 2015 foi fazer uma agenda semanal sobre os diversos programas que envolviam vinho em Porto Alegre. A experiência durou apenas alguns meses e teve um final mais abrupto do que gostaríamos. Verdade seja dita, escrever a agenda dava muito prazer – era um momento para relaxar e para pensar nos eventos interessantes que aconteceriam naquela semana. Depois de compilar a lista, escolhíamos aqueles que mais nos agradavam e dávamos aos leitores a chance de fazer o mesmo.

Por outro lado, a agenda também demandava muito trabalho e exigia tempo livre – o que, todos nós sabemos, está em falta nos dias de hoje. Foi muito gratificante saber que diversas lojas receberam visitantes por conta dos textos e recomendações do Movido a Vinho, mas não tivemos estrutura para continuar. A genial analogia de Antonio Candido, apresentada em Formação da Literatura Brasileira, resume bem esse tropeço: para que qualquer literatura possa persistir, é preciso um “tripé” que reúna os elementos autor-público-mercado.

Houve autor, há público, mas não haverá mercado – pois trabalhamos com um formato sem custos, e isso não deve mudar. Até que esta estrutura esteja mais bem estabelecida, teremos que seguir um ritmo mais lento e não vamos conseguir dar a atenção necessária a tudo que acontece. A agenda sempre rica da Vinho e Arte Casa e os jantares periódicos da Garage Vinhos continuarão acontecendo, mas noticiaremos apenas algumas oportunidades. É um dos males do jornalismo – dar mais espaço ao fato novo, não necessariamente aos fatos mais relevantes.

Momento quase religioso - apresentação dos vinhos da Montes na Vinho e Arte.

Momento quase religioso – apresentação dos vinhos da Montes na Vinho e Arte.

As postagens dessa seção comportarão a partir de agora sugestões esporádicas de programas, sempre que houver alguma atração mais rara em Porto Alegre ou no Rio Grande do Sul. Apesar das ressalva, tenho certeza que os leitores vão poder aproveitar essas dicas – e que o tempo ganho com a reformulação ajudará o o Movido a Vinho a fazer mais postagens sobre temas diversos – como viagens, produtores e vinhos.

Álvaro Lima é jornalista de vinhos e quer oferecer aos leitores do Movido a Vinho conteúdo de qualidade – o que às vezes significa abrir mão de projetos bacanas para priorizar fatos e eventos experimentados pessoalmente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s