Ecarta promove palestra sobre degustação de vinhos

É com muita alegria que anuncio a próxima palestra do Núcleo Cultural do Vinho: o encontro do dia 9 de junho, às 19h30, abordará Critérios de Degustação Técnica e terá como palestrante o blogueiro Álvaro Lima, este mesmo que aqui vos escreve! A inscrição, pelo valor simbólico de R$ 30, dá direito à apresentação e à degustação orientada de seis vinhos.

De quebra, anuncio o encontro seguinte, que também promete: no dia 22 de junho, às 19h30, a sommelière Ingrid Garcia Quevedo mostrará um panorama dos vinhos do Alentejo. Ingrid, que trabalha na importadora Grand Cru, participou de um programa de formação no Alentejo após ter ficado entre as finalistas do concurso O Melhor Sommelier de Vinhos do Alentejo no Brasil.

Veja abaixo como participar!

Foto Alvaro Lima - Blog Movido a Vinho - 3

Álvaro Lima em visita ao Uruguai, pelas lentes da fotógrafa Silvana Gentilini.

Já propagandeei bastante o Núcleo Cultural do Vinho, promovido pela Fundação Ecarta, mas nunca é demais reforçar. Sob a batuta da enóloga Maria Amélia Duarte Flores, o grupo promove encontros regulares que aproximam as muitas pontas do mercado de vinhos: consumidores experientes e iniciantes, sommeliers e produtores, profissionais da área e formadores de opinião. Trata-se de uma iniciativa de rara lucidez no mundo do vinho (e até onde eu saiba única em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul), pois está aberta a todos que quiserem se inscrever.

Foto Alvaro Lima - Blog Movido a Vinho - 2

(crédito: Silvana Gentilini)

 

A proposta do encontro marcado para dia 9/06 foi combinada entre o jornalista Álvaro Lima e a enóloga Maria Amélia. A degustação técnica é uma ferramenta muito importante para a avaliação de vinhos, pois permite que a prova seja feita segundo critérios objetivos e padronizados. Apesar disso, muitos cursos especializados vendem esse tipo de conhecimento em formatos diferentes, e é fácil perder de vista o que realmente importa na hora de degustar um vinho.

As sistemáticas de prova podem ajudar a apreciar ou entender um vinho, mas não devem ser usadas para jogar fora a experiência prévia do degustador. Tendo isso em vista, vamos mostrar alguns dos critérios mais frequentes usados na avaliação técnica de vinhos e aplicar esses critérios à prova de seis amostras.

 

O Alentejo, e além!

Finalista do concurso O Melhor Sommelier de Vinhos do Alentejo no Brasil, a sommelière Ingrid Garcia Quevedo é autoridade para falar dessa região portuguesa e de seus vinhos. Além de excelente profissional, trata-se de uma pessoa acessível e sempre disposta a compartilhar o que sabe. A palestra e os vinhos prometem!

13323880_1063965840316750_1111255454_o

Sommelière Ingrid (3ª da direita para esquerda) com a turma em formação no Alentejo.

O Alentejo é considerado o “Novo Mundo no Velho Mundo”, pois é uma região que teve sua viticultura “redescoberta” apenas recentemente. Diga-se de passagem, essa afirmação é válida para boa parte de Portugal, que por muito tempo voltava sua produção majoritariamente para o mercado interno e se restringia ao uso de técnicas e uvas tradicionais. Felizmente, hoje o Alentejo pode ser encontrado pelo Brasil afora.

13340481_1063965826983418_607428245_o

O Alentejo é, também um destino turístico que encanta pela pela história e gastronomia. Suas amplas herdades, cobertas de oliveiras, sobreiros e vinhedos, guardam muitas histórias e alguns dos mais importantes vinhos de Portugal. Para conhecer um pouco dessa riqueza, reservem desde já a noite do dia 22 de junho!

Para se inscrever em qualquer uma das palestras, quem já tem cadastro com eles pode fazer a reserva com a sempre solícita Beti (pelo telefone 4009-2970 ou pelo e-mail beti@fundacaoecarta.org.br). Caso não tenha cadastro,  é preciso telefonar e verificar a lotação do evento. Em caso de alta procura, pode ser necessário pagar a inscrição para garantir a vaga.

Álvaro Lima é jornalista e, exclusivamente no dia 9 de junho, palestrante sobre um tema que muito lhe agrada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s