Prato da Boa Lembrança – Peppo

Esta semana fui ao Peppo Cucina (Rua Dona Laura, 136) para provar a Tagliata di Manzo. Este é um prato temporário do cardápio, que está lá para acompanhar o já famoso Prato da Boa Lembrança.

O prato em questão é um artigo de colecionador, entregue como mimo aos clientes que degustam a Tagliata. Todo ano vários restaurantes do Brasil apresentam uma nova receita e, com ela, uma edição limitada do prato. O Peppo já participou de outras edições, mas gostei bastante da proposta para 2017.

IMG_7133

Quem frequenta o restaurante provavelmente já viu que eles têm vários pratos de edições anteriores expostas no salão que fica a esquerda da entrada. Para quem toma gosto pela brincadeira, o prato é uma razão a mais para visitar um restaurante de que se gosta, e experimentar algo novo no cardápio.

IMG_7138

A Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança tem a finalidade de promover e divulgar a diversidade do setor de gastronomia no Brasil, reunindo estabelecimentos que são conhecidos pela qualidade do serviço e do cardápio. A ideia chegou no Brasil com o italiano Dânio Braga, fundador e atual conselheiro. Inspirado pelos costumes da região onde nasceu, ele resolveu estimular o hábito de se levar uma lembrança depois de uma boa refeição. Foi assim que surgiu o Prato da Boa Lembrança, uma peça exclusiva em cerâmica que você leva para casa depois de comer em um dos restaurante associados.

Tagliata di Manzo

A Tagliata é um corte grande de filé mignon, tostado por fora e mal passado por dentro, fatiado e então coberto com cogumelos sobre uma cama de rúcula. Vale mencionar que o cogumelo usado é semelhante àquele que faz parte do couvert da casa, um sucesso de longa data no Peppo. O prato vem acompanhado de um purê de mandioquinha (praticamente um mousseline, embora engrossado), por sua vez recoberto de amêndoas.

O prato está custando R$ 89 na carta. Ele já acompanha o prato da Boa Lembrança, que vem numa caixa separada. É importante pedir o seu antes de sair.

Peppo Cucina
Inaugurado em setembro de 2004, o Peppo Cucina tem a proposta de mesclar sofisticação e informalidade. Concebido e comandado pelo casal Andréa Martins e Pedro Hoffmann, o restaurante tornou-se ponto de encontro dos apreciadores da boa gastronomia em Porto Alegre, com um cardápio variado. O couvert (foto abaixo) é uma maravilha a parte!

IMG_7107

Além das opções à la carte, o restaurante oferece uma opção diferenciada de almoço, o Menu Del Giorno. São composições mais leves, que mudam a cada estação e acompanham couvert e entrada do dia – que pode ser uma salada, um creme ou uma criação do chef. O Menu del Giorno também pode acompanhar uma taça de vinho ou, aos sábados, a sobremesa.

Vinho

A carta de vinhos é, sem dúvida, uma das melhores de Porto Alegre. Eles têm muitas garrafas de tintos, brancos e espumantes em área climatizada, prontos para servir. Para quem é apaixonado pelo assunto, vale saber que eles também tem algumas antiguidades e raridades, nem todas catalogadas. É uma adega de dar inveja!

A melhor maneira de garimpar alguma dessas garrafas é conversar com o sommelier da casa, Claudinei, ou com o gerente Jefferson. Para acompanhar a Tagliata, escolhi o Emoción Syrah 2012, da vinícola chilena Starry Night. É um tinto surpreendente, muito vivo e intenso. Tem mais fruta do que notas de envelhecimento, mas está muito bom e vai continuar assim por mais alguns anos!

Álvaro Lima – Movido a Vinho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s