Sobre o Movido a Vinho

Sobre

Olá! Meu nome é Álvaro Lima e este é meu canto para falar de vinhos. Um espaço para explorar essa bebida e o mundo ao redor dela, para aprender e dividir com os leitores e leitoras do blog o que eu for descobrindo no caminho.

Natural de Porto Alegre, sou jornalista com 10 anos de experiência e um segundo diploma em Psicologia, o que não deixa o vinho para trás nos meus interesses. Quando a gente encontra algo de que gosta, nosso mundo fica maior. E o vinho é esse universo que cabe ali, dentro da taça, na palma da mão.

Acredito que o vinho é um produto cultural e que ele deve ser apreciado como tal. Isso significa que cada garrafa é dona de uma identidade e de uma história, que mesmo quando houver alguém para questionar a qualidade de um vinho, o trabalho e dedicação investidos nele permanecem – assim como o seu potencial de seguir melhorando, safra após safra.

O projeto principal deste blog é descobrir o mundo do vinho a partir do Brasil – ler, viajar, experimentar o vinho e seu universo, em especial a vitivinicultura do nosso país. Talvez o vinho brasileiro ainda possa ganhar qualidade, mas é justamente essa trajetória ascendente que quero acompanhar – dia-a-dia, post a post, seguindo de perto os vinhos e o paladar dos brasileiros. Quem sabe até onde essa jornada nos leva?

Meu ponto de partida para escrever sobre o vinho é a cena dos vinhos em Porto Alegre, capital dos gaúchos e minha cidade, dona de um dos mais relevantes consumos per capita de vinho no Brasil. Este é o lugar de onde escrevo – uma terra mais distante dos grandes mercados de vinhos importados (RJ e SP), mas vizinha dos vinhedos do Rio Grande do Sul.

Créditos

A imagem da capa pertence à fotógrafa e também jornalista Gabriela Di Bella. Os direitos desta e da maior parte das fotos usadas aqui (as mais bonitas com certeza) são dela. Gabi Di Bella entrou comigo neste projeto e assumiu o desafio de traduzir em imagens a identidade do vinho – gaúcho ou brasileiro – e a cultura de quem vive da vinha.

Disclaimers

Este site é destinado ao público com mais de 18 anos, que está em condições legais de beber no Brasil. Não temos por objetivo aumentar o consumo de bebida alcoólica, e sim compartilhar informação de qualidade sobre a vitivinicultura e os vinhos disponíveis no Brasil. Isso não significa beber mais – significa saber mais, se possível para beber melhor.

As ideias expressadas pertencem ao Álvaro (“eu”zito), que vai se esforçar ao máximo para mostrar o que pensa sem a influência da mídia, do marketing e da indústria do vinho. Sempre que possível, vamos acrescentar a opinião das pessoas com que conversamos – enólogos, vinhateiros, sommeliers e outros. O que queremos é ver, ouvir e provar, para trazer tudo em primeira mão.

O blog não tem fins lucrativos e é um espaço de diversão (tanto para o escritor como para os leitores), então não estamos sujeitos a obrigações contratuais de qualquer tipo. Estamos abertos a convites para conhecer vinhos, vinícolas, lojas físicas e virtuais – mas nos reservamos o direito de emitir nossa opinião sobre elas, sem vincular material pronto de imprensa e assessorias.

Acreditamos que o mundo do vinho é construído com muita dedicação, mas nem sempre o resultado final está à altura do trabalho realizado. Por isso, nos reservamos também o direito de não opinar sobre temas e vinhos quando sentirmos que é o caso. Queremos ser críticos sem perder o respeito pelo esforço dos outros, o que significa calar antes de consentir.

2 comentários sobre “Sobre o Movido a Vinho

  1. Adorei a delicadeza e o respeito que tu colocastes esse amor que temos pelo vinho e sua história.
    Ontem a noite tive a oportunidade de te conhecer pessoalmente na “Vinho e Arte ” (casal que estava na tua frente) e compartilhar mais um momento especial na descoberta de uma nova bodega (para nós ).
    Até a próxima.
    Rita G.

    Curtir

    • Olá, Rita! Muito obrigado pelas palavras gentis, fico feliz que tenhas gostado do blog.
      Acabamos não conversando muito no evento, mas da próxima vez trocamos experiências sobre esse universo fantástico que é o vinho! Espero encontrar vocês de novo em breve. Abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s